sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Fazenda da Esperança em Jequié-BA


A Fazenda da Esperança em Jequié, Estado da Bahia, existe afetivamente já há quatro anos. Foi visitada em maio de 2007 pelo fundador Nelson Giovanelli que garantiu assumir juridicamente a obra quando o imóvel (a área de terra) for doado por algum coração generoso. Por enquanto encontra-se o Centro masculino funcionando em um sítio arrendado pela prefeitura de Jequié-BA e o centro feminino em uma casa de propriedade da Paróquia de Santo Antônio em Jequié.No mês de outubro de 2008 a obra recebeu a proposta da antiga EFA (Escola Família Agrícola) para ocupar o espaço desativado. Em assembléia com os membros da Associação promocional Agrícola de Brejões e Arredores – APABA, foi emprestado o imóvel, por contrato firmado, por um período de 12 meses, a renovar ou doar definitivamente à Fazenda da Esperança. Contingente e Sustentabilidade. A Fazenda da Esperança encontra-se com um contingente de 33 internos no Centro masculino e 06 internas no Centro feminino. A estimativa de recuperantes na próxima fazenda (antiga Escola Família Agrícola) está para 60 (sessenta) jovens. Formamos um trabalho de parceria entre Igreja – interno e família. Os jovens trabalham na confecção dos produtos (doces, biscoitos, toalhas de prato, tempero, CD, DVD, hortaliças, agendas, marcenaria...) e as famílias vendem em seus lugares de origens. Isto é uma forma de escoar os produtos da Fazenda para auto-sustentação de cada interno. Mesmo assim, as despezas são maiores do que as receitas. levando em consideração a inadiplência e o número de internos carentes que se encontram no programa fruto da caridade cristã. Para suprir as necessidades contamos (de vez em quando) com as doações de pessoas físicas e jurídicas. Grupo Esperança Viva (GEV)Há 10 anos, existem grupos de auto-ajuda compostos de ex-internos, de seus familiares e de pessoas amigas das Fazendas da Esperança, em diversas cidades do Brasil e também em Jequié-BA.São grupos que se reúnem para aprofundar e continuar a vida e a espiritualidade das fazendas. São chamados de Grupos Esperança Viva.Eles têm a missão de, estando no meio da sociedade, serem embaixadores da Esperança. Por isso, esses grupos preparam jovens para internação, ou apóiam ex-internos que terminaram seu ano de recuperação, ou mesmo formam as famílias para receberem bem, de volta, seus filhos quando terminam suas experiências nas fazendas. Também são núcleos de espiritualidade que alimentam muitas pessoas amigas que querem, de alguma forma, receber a mesma vida existente em nossas comunidades.

12 comentários:

  1. GOSTARIA MUITO DE CONSEGUIR UMA VAGA PARA MEU IRMÃO AI. MINHA FAMILIA SOFRE MUITO COM ELE,ESPERO RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  2. Em busca da Cura e Libertação de nosso irmão S.S.G
    Nossa família está vivendo dias de esperança,graça e louvor pelo SIM do nosso meninio.Ele vai buscar a cura e libertaçao dos seus vicios..., obrigada Jesus ele e toda a nossa familia será curada! Amém

    ResponderExcluir
  3. amo este lugar porque me deu a vida de novo.....
    padre Tom Deus te abençoe para sempre...
    Mailana

    ResponderExcluir
  4. sOU SÓCIO CONTRIBUINTE MENSAL DA CANÇÃO NOVA, ESTOU COM UMA PESOA PRECISANDO DE UM TRATAMENTO, POIS INFELIZMENTE ENTROU NO MUNDO DAS DROGAS, GOSTARIA DE SABER QUAL O CUSTO E REQUESITOS PARA INTERNA-LO.
    ATT.
    JOSÉ EDUARDO SANTANA DE AGUIAR
    JESAGUIAR@GMAIL.COM
    fONE DE CONTATO:73-9963-7903
    aGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber o que devo fazer fazer para internar meu pai que é alcoolatra n afazenda esperança da bahia.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  6. "Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança"

    ResponderExcluir
  7. Olá! muito bom dia!
    É com grande ansiedade e ESPERANÇA, que venho buscar ajuda. Meu nome é Cristina estou em SP há 14 anos, e aqui também estava o meu irmão, que ha + ou - dez anos entrou no mundo do ácool e daí por diante... meu DEUS!...
    Há dois anos, ajudei-o a voltar para casa de nossos pais, em Ipiaú. E hoje, mim arrependo profundamente... mas é meu irmão, eu não quero desistir d'ele. Hoje vejo que não o ajudei em nada, e o pior ele é uma ameaça constante à vida de meus pais, inclusive minha mãe, que com a saúde debilitada, luta com toda força e fé que tens, para ajuda-lo, mesmo sem saber como...
    Pretendo visita-los no mês de junho, e gostaria de saber da possibilidade e, como faço para poder, junto com meu irmão visitar a fazenda e se Deus permitir, e ele deixar ser tocado, tentarmos uma vaga para ele? E desde já agradeço pela atenção, carinho, doação, não só à mim, mas, a todos concedida.
    Muito obrigada!
    SP, abril/2011.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!Meu nome é Marcos Rocha preciso saber como faço para mim enternar na Fazenda, pois sou adicto há mais de 15 anos e estou com 38 anos e não consigo mim estabelecer em nenhum emprego. Muito obrigodo.marcosmassagem@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  9. Irmãos em cristo:
    Tenho um sobrinho que foi diagnostocado bibolar ,ja há alguns anos!Tem sido um calvário para seus pais( meu irmão), esposa e familiares!Inicialmente, recusava-se a tomar a medicação prescrita!.Depois de muito sofrimento, conformou-se,entretanto, esquece de tomar os remédio e qdo se lembra, toma vários ...fica numa situação deplorável!!!!!!Causando um série de constrangimentos a si e a família!( os pais trabalham fora ,lutando pela sobrevivência!) Além do mais, insiste em, vez em quando, ingerir bebida alcoólica!!!!! A família está desfacelada..sem forças..para continuar lutando!!!!lutando...nós, os familiares, estamos orando, suplicando á Deus um caminho!...Se neste tipo de caso, a fazenda esperannça acolhê-lo,estamos dispostos a um unir esforços a fim de que ele seja tratado adequadamente!!!!.Por favor, se esta for uma situação que possa ser tratada por vcs,dêm-nos uma orientação, um caminho...uma luz!
    Grata,
    dinamarcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Meu filho Rafael passou por essa instituição abençoada e maravilhosa. Só tenho a agradecer pelo milagre da cura dele.

    ResponderExcluir
  11. Meu filho Rafael passou por essa instituição abençoada e maravilhosa. Só tenho a agradecer pelo milagre da cura dele.

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus hj tenho minha vida graças a fazenda, usava todo tipo de substâncias, hj estou sóbrio a 2 anos

    ResponderExcluir