O corpo de São Pe. Pio recebe 7mil visitas diárias.
O fenômeno do monge capuchinho, o santo mais popular da Itália, 40 anos depois de sua morte
O que aconteceu? Na terça- feira passada o corpo do padre Pio (1887-1968), um monge capuchinho italiano, foi exumado e posto em exibição na cidade de San Giovanni Rotondo, no sul da Itália. Desde então os restos mortais do religioso atraem 7 mil visitantes por dia. Mais de 800 mil pessoas devem passar diante do caixão de vidro na igreja de Santa Maria delle Grazie até dezembro.
Por que o corpo foi exumado? “Para checar seu estado de conservação”, disse o arcebispo local, Domenico Umberto D’Ambosio, ao jornal La Stampa. Os restos mortais devem permanecer na igreja pelo menos até o Natal, quando serão enterrados definitivamente em um sarcófago na cripta. O corpo de padre Pio foi exumado no aniversário de 40 anos de sua morte.
Quem é padre Pio? É um dos santos mais populares da Itália. Francesco Forgione nasceu em um vilarejo perto de Nápoles. Entrou para a ordem dos capuchinhos ainda adolescente, depois de ter uma visão. Passaria o resto da vida na obscuridade não fosse o fato de exibir os estigmas, as chagas que acometeram Jesus na cruz: feridas nas mãos, nos pés e no torso.
Os estigmas eram verdadeiros? Durante anos suspeitou-se que padre Pio forjara as chagas. Devido a isso o monge foi proibido pelo Vaticano de rezar missa ao longo de dez anos. Ele também foi acusado de manter relações sexuais com mulheres. Seu confessionário chegou a ser vigiado por escutas eletrônicas, mas nada foi provado. No ano passado o historiador italiano Sergio Luzzatto revelou em um livro que o padre capuchinho encomendava secretamente, a um boticário local, garrafas de ácido carbólico. Segundo Luzzatto, o produto poderia ter provocado as feridas nas mãos do religioso. Padre Pio costumava usar luvas para esconder as chagas e só as mostrava durante a missa.
Como ele virou santo? Graças ao papa João Paulo 2º, que o canonizou em 2002. A cerimônia teve a maior audiência já vista no Vaticano. Segundo a Igreja, padre Pio teria realizado dois milagres depois da morte. O primeiro foi a cura de uma mulher com grave doença pulmonar depois que ela pediu a intervenção do religioso. O segundo milagre foi a cura de um garoto de 11 anos que tinha meningite e entrou em coma. A mãe do menino disse que seu filho sarou depois que ela fez uma promessa ao padre Pio. O papa João Paulo 2º era confesso admirador do santo e chegou a ir até o sul da Itália, em seu tempo de arcebispo, para se confessar com o monge.
Por que padre Pio é tão popular? Desde que morreu foram atribuídos ao monge mais de mil curas milagrosas. Seu monastério em San Giovanni Rotondo é hoje um concorrido local de peregrinação. Só no ano passado recebeu 8 milhões de fiéis, o mesmo que a cidade de Assis, também na Itália. Uma pesquisa divulgada em 2006 na revista católica Famiglia Cristiana mostrou que mais italianos rezavam para o padre Pio do que para Jesus ou para a Virgem Maria. As feridas que o religioso apresentava na palma das mãos – e que teriam aparecido em 1910, quando ele tinha 23 anos – eram vistas pelos fiéis como sinais de santidade.
Qual é o estado do corpo? O arcebispo D’Ambrosio assegura: quando a tumba de Padre Pio foi aberta, não havia mau cheiro. “Quando pedi explicações aos médicos, eles me disseram que eu deveria ter uma resposta, não eles”, disse o religioso segundo o jornal inglês Guardian. Uma equipe de bioquímicos afirmou que o corpo estava “surpreendentemente bem preservado”. Mesmo assim o rosto de Padre Pio foi coberto por uma máscara de silicone do tipo usado nos museus de cera para “proteger a sensibilidade dos visitantes”. A palma das mãos do religioso está coberta por luvas, escondendo as famosas chagas.
HOJE 25-05, É DIA DE NASCIMENTO DE PE. PIO (FELIZ ANIVERSÁRIO NA GLÓRIA ETERNA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário