sexta-feira, 29 de maio de 2009

CRISE - TEMPO DE MUDANÇA





Os conceitos de crise e mudança estão de tal forma entrelaçados que podemos pensar numa sucessão de causas e efeitos entre os dois. As mudanças geram crises que, crises que, por sua vez, geram novas mudanças que podem levar a novas crises até que seja retomado o estado de equilíbrio. Por exemplo: por questões profissionais, alguém vive uma mudança externa-muda de cidade, o que desencadeia uma crise de desadaptação ao novo ambiente. A resolução da crise exige mudanças, desde as mais básicas (alimentação, o sono) até as mais complexas ( a auto-imagem, as relações interpessoais).na seqüência inversa, uma “crise existência” gera na pessoa uma insatisfação com o trabalho, o que, por sua vez, leva a pessoa a buscar uma atividade em uma nova cidade, tendo como conseqüências mudanças radicais em sua vida.
EM RESUMO
-algumas mudanças levam a crises;
-as crises levam a mudanças;
-as crises terminam quando são feitas mudanças, internas ou externas.
Em um poema descreve a crise e a mudança assim.
“1) Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio.
Estou perdido...sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.

2) Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.

3) ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Vejo aquele ali está.
Ainda assim caio...é um habito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.

4) Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.

5) Ando por outra rua.”

Um comentário:

  1. Falar de crise qdo estmos fora dela é muito facil, pois conseguimos ver com clareza os buracos que estão a nossa frente, mas qdo estamos dentro deles fica dificil fazer qualquer coisa, mas só saímos qdo fazemos algo e isso é mudança de atitude ou até mesmo de comportamento.
    A CRISE É ALGO INEVITAVEL NA VIDA DE QUALQUER PESSOA.

    ResponderExcluir